O PÊNDULO DE BAUMAN ( Liberdade X Segurança)**O PÊNDULO DE BAUMANN** *(Por Poeticus Eternus)*
Oscila o pêndulo incessante, Entre o desejo de ser livre E o anseio de estar seguro. Dois polos que nos puxam, Em cada batida do tempo, Entre o voo e a prisão, Entre o risco e o abrigo.
Liberdade, sonho etéreo, Que nos chama a atravessar oceanos, Desbravar terras desconhecidas, Romper correntes invisíveis, Mas que traz consigo o medo, O medo de se perder no vazio, De ser tragado pelo imprevisto.
Segurança, porto firme, A promessa de um chão sólido, De muros que nos guardam E leis que nos protegem. Mas, em sua proteção, Há também a sombra do cárcere, Grades sutis que nos cerceiam.
E assim seguimos, Como pêndulo de Baumann, Entre a vontade de soltar as amarras E o desejo de um abraço seguro. Seremos, afinal, livres em plenitude Ou prisioneiros de nossas certezas?
A liberdade pede coragem, A segurança exige entrega. E o ser humano, pobre navegante, Oscila entre esses dois mundos, Buscando equilíbrio onde só há movimento.
Pois no fundo de cada coração, Habita a eterna contradição: O desejo de voar sem limites E a vontade de ter onde pousar.
O pêndulo balança, Sem nunca parar, Entre o sonho de ser livre E a necessidade de amar. Poeticus Eternus
Enviado por Poeticus Eternus em 14/01/2025
|