

DISTOPIA ( JÁ ESTAMOS NELA?)Pergunto ao espelho dos dias: Já estamos nela? Na distopia anunciada pelos escritores do passado, pelos profetas da tecnologia, pelos filósofos da inquietação? Já estamos nela? Quando multidões caminham com os olhos presos às telas, enquanto a realidade escorre entre os dedos como água desperdiçada? Já estamos nela? Quando a verdade deixa de ser um encontro e passa a ser um produto, embalado por algoritmos, vendido em parcelas, consumido conforme preferências? Em alguns lugares, livros são temidos. Em outros, ideias são vigiadas. Em outros tantos, a pobreza cresce ao lado de arranha-céus reluzentes, como se o progresso fosse uma festa para poucos convidados. Já estamos nela? Quando a guerra é transmitida em tempo real, e a morte de desconhecidos transforma-se em estatística, enquanto seguimos deslizando o dedo sobre a tela em busca do próximo entretenimento? Já estamos nela? Quando câmeras observam, sistemas registram, dados são coletados, hábitos são mapeados, e a intimidade se torna a moeda mais valiosa do mercado contemporâneo? Quando a inteligência artificial aprende a falar, mas muitos humanos desaprendem a ouvir? Quando sabemos tudo sobre acontecimentos distantes, mas quase nada sobre a dor do vizinho? Já estamos nela? Talvez a distopia não tenha chegado com tanques nas ruas, uniformes sombrios ou sirenes incessantes. Talvez ela tenha chegado disfarçada de conforto, de praticidade, de conveniência, de distração permanente. Talvez tenha chegado na forma de excesso. Excesso de informação. Escassez de reflexão. Excesso de conexões. Escassez de encontros. Excesso de opiniões. Escassez de sabedoria. E então percebo: Toda distopia nasce quando o ser humano deixa de enxergar o outro como semelhante. Quando a dignidade se torna negociável. Quando a liberdade é trocada por comodidade. Quando a consciência adormece. Mas ainda há esperança. Enquanto existir poesia, haverá perguntas. Enquanto houver pensamento crítico, haverá resistência. Enquanto houver amor, compaixão e desejo de justiça, nenhum sistema será absoluto. Por isso, ao invés de perguntar apenas se já estamos na distopia, talvez devamos perguntar: Que humanidade estamos construindo? Porque o futuro não chega pronto. Ele nasce, todos os dias, das escolhas que fazemos agora. Distopia E já estamos nela, quando mulheres, em algumas partes do mundo, ainda precisam pedir licença para existir. Quando seus corpos são transformados em território político. Quando seus sonhos são vigiados. Quando estudar, trabalhar, escolher, amar, falar, ou simplesmente caminhar livres, ainda representa um ato de coragem. Já estamos nela, quando o véu da opressão não é apenas tecido, mas também medo, silenciamento e submissão imposta. Quando meninas aprendem, desde cedo, que seus horizontes devem ser menores que os dos homens. Quando a liberdade feminina é tratada como ameaça e não como direito. Já estamos nela, quando minorias precisam justificar sua própria existência. Quando a diferença é vista como perigo. Quando a diversidade, que deveria enriquecer a humanidade, é transformada em motivo de perseguição, hostilidade e exclusão. Quando pessoas são atacadas pela cor da pele, pela origem, pela cultura, pela fé, ou por simplesmente serem quem são. Já estamos nela, quando o pensamento livre se torna suspeito. Quando perguntas incomodam mais que mentiras. Quando a dúvida é considerada rebeldia. Quando intelectuais, jornalistas, artistas, professores e defensores dos direitos humanos passam a ser observados como inimigos. Quando o medo entra nas bibliotecas. Quando a censura se senta à mesa das democracias. Quando livros são proibidos, ideias são apagadas, e a crítica é confundida com traição. Já estamos nela, quando as pessoas não precisam mais ser acorrentadas. Basta que tenham medo. Medo de falar. Medo de discordar. Medo de pensar. Porque toda tirania sonha em controlar corpos, mas sua maior ambição sempre foi controlar consciências. E talvez seja este o sinal mais perigoso: não quando a liberdade desaparece, mas quando nos acostumamos à sua ausência. Quando deixamos de percebê-la. Quando aceitamos o silêncio como condição da sobrevivência. Por isso, a resistência continua sendo necessária. Na voz da mulher que exige respeito. No grito das minorias que reivindicam dignidade. Nas crianças que são impedidas de ter acesso ao conhecimento Nas pessoas inibidas pelo fanatismo ideológico e religioso Nas vozes que ressurgem a cada pedaço de liberdade extirpada No escritor que insiste em escrever. No professor que insiste em ensinar. No artista que insiste em criar. No cidadão que insiste em perguntar. Porque toda distopia se fortalece no silêncio. E toda liberdade nasce da coragem de pensar, de questionar e de permanecer humano. Poeticus Eternus
Enviado por Poeticus Eternus em 27/06/2026
Comentários
|